1 - Refogue a cebola na manteiga até dourar bem e junte a carne e a polpa de tomate.
2 - Tempere com o sal, a pimenta e regue com o caldo de galinha e deixe cozinhar por 10 minutos.
3 - Junte os pinhões e regue com as natas.
1 - Aqueça a manteiga numa frigideira, deixando murchar e dourar a cebola bem picada. Acrescente o pinhão cozido, processado e cortado em rodelas, deixando-o refogar. Tempere com sal, pimenta-do-reino, salsa e cebolinha picados. Deixe arrefecer.
2 - Na batedeira, bata o leite, a farinha de trigo e as gemas. Adicione aos poucos ao pinhão já refogado, acrescentando o queijo ralado. Junte suavemente as quatro claras batidas em castelo. Ponha na forma untada, leve ao forno em fogo moderado por cerca de 20 minutos. Sirva em seguida.
1 - Tempere a carne com o sal e a pimenta. Aqueça uma grelha e junte o azeite. Coloque os filés e doure-os dos dois lados. Reserve.
2 - Numa panela, aqueça a manteiga e acrescente o pinhão, o sal e a pimenta. Misture bem e, quando estiver quente, polvilhe a salsa picada. Sirva com os medalhões.
1 - Numa travessa, coloque o salmão com a pele para baixo e espalhe os ingredientes restantes. Cubra e leve ao frigorífico por, no mínimo, 30 minutos. Meia hora antes de servir, distribua os filés temperados numa travessa de ir ao forno forrada com papel-alumínio. Cubra com o mesmo papel e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por 20 minutos, ou até assar. Não é preciso virar os filés.
2 - RISOTO - Misture o creme de leite com o amido e leve ao fogo brando, aquecendo bem. Junte todos os ingredientes, excepto a pimenta, misture e retire do fogo quando ficar quente. Conserve sobre uma panela com água fervente enquanto prepara o peixe. Polvilhe a pimenta antes de servir.
1 - Lave o arroz em água corrente, escorra e reserve. Numa panela, aqueça o azeite e junte o arroz. Refogue-o até começar a pegar na panela. Junte os pinhões picados, refogue por mais 1 minuto e tempere com sal. Adicione a água quente, mexa bem e tape a panela. Baixe o fogo e cozinhe até o arroz ficar macio. Se necessário, acrescente mais água quente. Desligue o fogo e sirva em seguida.
1 - Comece por descascar e lavar as batatas, enxugue-as e corte-as aos palitos. Posteriormente frite-as mas só até ficarem cozidas, escorra-as em papel absorvente. De seguida coza o bacalhau durante 10 minutos em lume brando. Depois de cozido retire-lhe a pele e as espinhas e parta-o às lascas.
2 - Entretanto, descasque e corte as cebolas às rodelas finas. Lave, enxugue e pique a salsa. Esprema o limão e junte o sumo às gemas e bata-as.
3 - Deite num tacho o azeite e a banha, as cebolas e a salsa, e refogue. Quando começarem a alourar junte as lascas de bacalhau e a farinha. Mexa continuamente até tudo ficar bem envolvido. Junte o leite quente e continue mexendo até obter um creme grosso. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Retire do lume e misture as gemas batidas com o sumo de limão a este preparado. Leve novamente ao lume, mexendo sempre, durante 1 minuto.
4 - Deite uma colher de sopa de azeite no fundo dum tabuleiro e cubra com uma camada de batatas fritas e uma camada do preparado de bacalhau. Polvilhe com pinhões e uvas passas sem graínhas. Repita as camadas até acabarem os ingredientes. Por último polvilhe com pão ralado e leve ao forno aquecido a 190ºC para alourar e sirva de imediato.
A base deste prato é a do bacalhau com natas, sem estas, mas com pinhões e uvas passas o que o torna muito agradável e saboroso; pode ser servido como prato de natal. Na água de cozer o bacalhau ponha uma folha de louro e um dente de alho.
1 - Coloque o trigo de molho em bastante água. Se estiver com pressa coloque o trigo de molho em bastante água e depois, 10 minutos no micro-ondas.
2 - Cozinhe o pinhão na panela de pressão até que fique bem macio. Descasque- -os e bata no liquidificador na função pulsar para que fiquem totalmente esfarelados.
3 - Enquanto o pinhão cozinha, corte a cebola em cubos. Reserve.
4 - Lave e corte a salsa o menor que conseguir. Quando tiver o pinhão cozido e triturado, escorra o trigo e esprema-o bem com as mãos. Junte todos os ingredientes: o pinhão, a salsa, a cebola, o trigo, o azeite, a pasta de cottage Balkis, o sal e o molho de pimenta. Misture tudo muito bem até que fique uma massa homogênea.
5 - Unte uma forma pequena com azeite e coloque a massa do quibe. Faça cortes de três centímetros quadrados e coloque pedacinhos de manteiga na junção dos cortes para hidratar bem a massa durante o cozimento. O quibe vai ao forno apenas para dourar e cozinhar a cebola. Então, asse sem deixar secar em forno a 180 graus. Sirva quente ou frio.
1 - Para começar, é importante lavar as folhas de manjericão mas não com água e sim com um pano húmido. Este processo é muito importante para obter um excelente molho pesto, uma vez que as folhas de manjericão devem estar secas e também não podem estar enrugadas. Coloque todos os ingredientes, menos o queijo, no liquidificador. Bata tudo lentamente até que a mistura vire um comporto líquido e cremoso. Neste ponto, adicione o queijo e mexa bem até que tudo fique bem misturado. Mantenha o molho pesto no frigorífico por durante 2-3 dias num recipiente hermético, tendo o cuidado de cobri-lo com uma camada de azeite extra virgem de oliva.
O pesto, além de ser um ótimo molho para massas e lasanhas, pode ser utilizado para preparar alguns pratos fritos mas também para acompanhar um prato de carne e de peixe.
Antes de prosseguir com a preparação do pesto, é melhor colocar as lâminas (de preferência de plástico) e a jarra do liquidificador no frigorífico por algumas horas, para evitar que as folhas de manjericão se estraguem durante a mistura.
Pode-se também congelar o pesto em pequenos frascos e depois descongelar no frigorífico ou em temperatura ambiente.
Este molho combina muito bem com um vinho branco de corpo médio. Para acompanhar o sabor importante do pesto recomendamos um vinho mais acre e frutado como o Vermentino da própria Ligúria, que pela sua tradição e elegância acompanha desde sempre este prato.
1 - Gire o termostato do forno a 180 ° C. Adicione manteiga e farinha de modo a moldá-lo um pouco, enrole a massa e picar com um garfo.
2 - Cubra os feijões secos para evitar que ele inche e deixar cozinhar por 10 min.
3 - Lave o espinafre, escorra e deixe secá-los em uma toalha de papel, derreta-os em uma panela grande com 20g manteiga.
4 - Retire a pele do salmão, remova as espinhas, com uma pinça, cozinhe-o em uma panela, 2 minutos de cada lado em fogo alto.
5 - Numa tigela, bata os ovos com o leite, o creme de leite, a noz-moscada, sal e pimenta.
6 - Escorrer cuidadosamente o espinafre por uma peneira. Estique-a bem com as costas de uma escumadeira, então espalhá-los em massa.
7 - Corte o salmão em pedaços, remover quaisquer arestas que teriam permanecido e grosseiramente desmoronar a mistura de ovos.
8 - Despeje a mistura sobre uma cama de espinafre e polvilhe com pinhões.
9 - Coloque o prato no forno ou seja, e cozinhe por cerca de 25 minutos.
10 - Monitorar cozinhar, e quando a parte superior é levemente dourado, desligue o forno e deixe descansar por 5 min quiche quente antes de servir. Aproveite-o quente, morno ou frio.
1 - Bata os pinhões, a cebola e o alho no liquidificador, misturando um pouco de água.
2 - -Coloque os ingredientes já triturados, o caldo de carne e o limão numa panela com o restante da água, mexendo sempre. Se o caldo ficar muito grosso, acrescente mais água.
1 - Para a massa do bolo, bater todos os ingredientes e levar ao forno a 180º, cerca de 10 a 15 m. Enquanto o bolo da tarte está no forno, prepare o creme. Numa frigideira, junto todos os ingredientes para o creme, e no lume deixar ferver cerca de 10m. Entretanto, retirar a tarte do forno e verter o preparado por cima, levar novamente ao forno cerca de 5m, só para dourar a tarte.
1 - Separe as gemas da clara dos ovos.
2 - Copa cortado em tiras finas.
3 - Toste as fatias de pão e corte cada um em quatro triângulos.
4 - Bata as gemas até que oeligufs & lixívia, adicione o mascarpone e adicione metade da tiras de copa, queijo parmesão ralado e metade dos pinhões. Sal e pimenta. Misture delicadamente as claras batidas em neve e oeligufs.
5 - Despeje a mistura em um copo ou prato, com triângulos de pão nas bordas, em seguida, a mistura de mascarpone. Coloque no frio por várias horas, de preferência de 12 a 24 horas.
6 - Sirva com pinhões polvilhado sobre o resto da copa em tiras e cebolinha.
1 - Reserve um pouco do leite e desfaça nele a farinha. Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado.
2 - Num tacho, ponha o restante leite, a casca de limão, uma pitada de sal, 2-3 gotas de baunilha e o pau de canela. Acrescente a mistura de açúcar e gemas e mexa. Por fim, junte a farinha desfeita no leite e mexa novamente.
3 - Leve ao lume e deixe ferver, sem deixar de mexer, para não ganhar grumos. Depois de levantar fervura, manter ao lume cerca de 3 minutos e tirar. Retire a casca de limão e o pau de canela. Junte 50 g de pinhões descascados e deite numa travessa para arrefecer.
4 - Depois de frio, cobre-se com açúcar e queima-se com um ferro em brasa, para formar caramelo.